Construção com consciência: como o aço leve está a redefinir a sustentabilidade nas casas

Render da sala e varanda da casa "Vermont", uma construção em LSF, destacando um espaço integrado, moderno e com ampla vista para a natureza.

Em Portugal, cada vez mais projetos complexos se apoiam no aço leve, pois incorporam técnicas de construção inovadoras para reduzir o impacto ambiental sem abdicar do conforto e da estética. O LSF (Light Steel Framing), tem vindo a ganhar espaço como alternativa aos métodos tradicionais. A construção em aço leve caracteriza-se por uma estrutura leve de perfis de aço galvanizado, permitindo uma construção a seco, traduzindo isto para uma construção rápida e sustentável. Para termos uma noção da diferença, este método reduz consideravelmente o peso total da edificação e as cargas sobre a fundação. Uma moradia em aço leve pode exigir até menos de 70% de volume de betão na fundação.

 

Redução da pegada de carbono na construção em aço leve

Um dos contributos mais notáveis é a diminuição da pegada de carbono associada à construção. Este sistema resolve várias fontes de emissões de CO2 típicas da construção tradicional, mitigando o impacto ambiental em múltiplas frentes:

Produção eficiente e materiais de baixo carbono: A fabricação de estruturas leves de aço em ambiente controlado é energeticamente mais eficiente do que produzir e curar elementos em betão ou cerâmica.

Render externo da garagem da casa "Phoenix" em LSF, destacando seu design moderno e integração com a fachada da residência.

Economia de materiais e precisão construtiva

Um pilar da sustentabilidade é construir com o mínimo de recursos para o máximo de resultado. Nesse ponto, o aço leve sobressai pela economia de materiais e pela precisão construtiva, que reduz erros e retrabalhos. Diferente da alvenaria convencional, onde os materiais como tijolos, cimento entre outros podem ser usados em excesso ou desperdiçados.

 
 

Um material que prova que podemos melhorar

Em Portugal, a adoção do aço leve em projetos Evaplace, demonstra um caminho promissor. A inovação em LSF está a redefinir o que entendemos por sustentabilidade no setor imobiliário. Deixou de ser apenas“ fazer menos mal” para passar a “fazer melhor. Com estas abordagens, quem constrói hoje uma casa em LSF não está apenas a investir em conforto e beleza, mas também num futuro sustentável para as próximas gerações.

 

Evaplace está perto de si!

Estamos disponíveis para responder a qualquer dúvida!

Encerramos para Férias

De 22 de dezembro a 4 de janeiro

Fale Connosco!

Começar Conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Sou a EVA. Assistente AI
Posso ajuda-lo?