Arranha-céus de Madeira: o que a Europa está a provar

O que a Europa está a provar

A Europa está a ser o berço para inovações com madeira, entre elas vários arranha-céus, impulsionados por políticas públicas, apoio popular à sustentabilidade e avanços tecnológicos. Na procura de reduzir as emissões de carbono na construção responsáveis por cerca de 40% do consumo global de energia e um terço das emissões de gases estufa.

Para estas obras temos que usar outro tipo de madeira que não é comum nas construções de habitações, estamos a falar de CLT(cross-laminated timber) que mostram a sua viabilidade como alternativa ao betão e ao aço. Esta madeira, com a sua resistência mecânica e comportamental ao fogo, emerge como uma esperança para um futuro mais sustentável na construção civil.

Exemplos de Projetos em Madeira na Europa

Neste artigo, vamos mostrar vários exemplos de como este tipo de materiais podem ser uma boa opção para substituir opções mais poluentes para o ambiente, como por exemplo

Mjøstårnet (Noruega), com 18 andares e 85,4 metros, é atualmente o arranha-céu de madeira mais alto do mundo. Inaugurado em 2019 em Brumunddal, o Torre Mjøsa tornou-se um marco da construção sustentável na Noruega. Projetado pela Voll Arkitekter, o edifício combina betão nos pisos superiores. Importante realçar que todas as seguranças para resistir a fogo por até 90 minutos sem colapso.

Alguns exemplos para podermos observar a magnitude destas construções e perder todas as dúvidas sobre este material.

HoHo Wien (Viena, Áustria)

Uma Torre híbrida de 24 pisos( 84 metros, concluída em 2020), projetada por Rüdiger Lainer + Partner. Possui núcleo de betão, mas 75% da construção em madeira. A sua execução comprova os factos mencionados anteriormente onde existiu uma poupança estimada de 2.800 toneladas de CO2 em comparação a um edifício do mesmo tipo em betão.

 

HAUT (Amesterdão, Países Baixos)

Edifício de 21 andares (73 m, concluído em 2022), design de Team V Architectuur. Como anteriormente, nestas dimensões é obrigatoriamente usado um sistema híbrido usando o mantra“ madeira onde possível, betão quando necessário”. Utilizaram 2.000 m3 de CLT onde chega armazenar 1.800 toneladas de CO2.

Sara Kulturhus (Skellefteå, Suécia)

Agora deixamos os escritórios e passamos a falar do turismo, projetado pela Whiste Arkitekter um Centro Cultural e torre hoteleira. É uma das estruturas de madeira mais altas do mundo, feita quase inteiramente de madeira laminada ( CLT e Glulam) local. Com esta abordagem relatos começaram a surgir que os visitantes relatam uma sensação de calor e aconchego no ambiente dominado por madeira. Um fun fact desta obra é que algumas pessoas chegaram abraçar as colunas de madeira exposta.

Hyperion (Bordéus, França)

Saltamos para habitação, um prédio de 16 andares (57 m), previsto para 2020, assinado por Jean-Paul Viguier. Foi anunciado como a primeira torre de madeira da França, com estrutura principal em CLT e núcleo de betão. Este edifício está inserido num programa experimental de “edifícios de baixo carbono”.

Rocket & Tigerli (Winterthur, Suíça)

Planeado para ser o maior complexo multiuso de 32 andares (100m) de altura. Este projeto está na boca do mundo, pois vai eliminar o núcleo tradicional de betão, utilizando um sistema estrutural integralmente de madeira engenheira reforçada, fruto de uma investigação em parceria com a ETH Zürich.

Roof_web

Combatendo a Perceção de Fragilidade e Insegurança da Madeira

Apesar dos benefícios, parte do público e mesmo profissionais manifestam receios quanto à segurança e robustez de edifícios altos em madeira – sobretudo no que tange à resistência estrutural (cargas e sismos) e ao fogo. Para superar essa perceção de fragilidade, arquitetos, engenheiros e governos têm adotado diversas estratégias e mensagens esclarecedoras:

  • Enfatizar a Resistência Estrutural
  • Demonstrações de Desempenho Sísmico
  • Educação sobre Segurança contra Incêndio
  • Normatização e Certificação Rigorosa
 

Evaplace está perto de si!

Estamos disponíveis para responder a qualquer dúvida!

Encerramos para Férias

De 22 de dezembro a 4 de janeiro

Fale Connosco!

Começar Conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Sou a EVA. Assistente AI
Posso ajuda-lo?